Sobre mim
Olá, pessoas!
Eu sou Rafael, desenvolvedor de software com foco em back-end web e também tenho expertise em software para automação industrial,ou qualquer outra tecnologia que envolva software, apenas me dê um terminal com Vim e uma xícara de café que eu me viro Rss. No fim das contas, sou um resolvedor de problemas, ou um engenheiro que, segundo uma definição da Wikipédia: é uma pessoa com formação técnico-científica que o torna capaz de resolver problemas tecnológicos, práticos e muitas vezes complexos, ligados à concepção, realização e implementação de produtos, sistemas ou serviços. Resumindo esse bla bla blá, uso a ciência para resolver problemas reais e de valor para a sociedade.
Minha paixão por tecnologia começou desde cedo. Desde criança, sempre tive curiosidade sobre tudo: sobre como as coisas funcionam por dentro, como elas quebram e, principalmente, como resolvê-las. Isso culminou, anos depois, na minha entrada na graduação em Engenharia de Controle e Automação, onde percebi que sempre tive facilidade em abstrair conceitos e aplicá-los de forma prática, além de descobrir uma forte aptidão por programação e tecnologias no geral.
Minha jornada começou em 2016, desenvolvendo software embarcado com microcontroladores, entregando soluções para aplicações industriais e de automação residencial. Depois disso, passei por algumas empresas desenvolvendo sistemas para automação industrial e web, atendendo empresas como Vale, Porto do Itaqui, VLI, Ambev, Raízen e muitas outras. Sempre atuei em projetos desafiadores, com diferentes níveis de investimento e complexidade, que vai desde APIs para integração de pagamentos até projeto de automação com investimentos na casa dos sete dígitos.
Atualmente, atuo como Analista de Operações Técnicas na empresa de telecomunicações Claro, onde sou responsável pelo gerenciamento dos ativos de infraestrutura, energia e automação em todo o estado do Maranhão.
E agora, o mais importante: sou marido da Jaciane e tenho um gato chamado Linux, sou músico amador, adoro filosofia, filmes, e tenho curiosidade sobre quase tudo sobre tecnologia. Assim eu vim parar no mundo do desenvolvimento, assim eu estudo sobre física quântica, enquanto eu não chego na NASA, eu vou trazer aqui alguns assuntos técnicos sobre programação, experiências pessoais, boas práticas de software, explicar alguns conceitos do mundo da tecnologia e também algumas reflexões, e tudo que eu achar interessante.